Pesquisar

POR QUE NUNCA DEIXEI DE SER ESCOTEIRO?

Iniciei a minha vida escoteira no ano de 1989 no 40º Grupo Escoteiro Anchieta, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Digo para todos que este ano eu estava iniciando um grande sonho. Pois havia assistido um filme americano alguns anos antes (não me lembro o nome) e fiquei encantado com as aventuras que os jovens trajados com o uniforme escoteiro vivenciaram.  Eu queria aquilo para mim. Mas não sabia que existia um grupo. Era um sonho, um sonho que talvez nunca iria realizar. Na época, o Colégio Anchieta, era dividido em duas unidades. Possuía um prédio para as primeiras séries escolares até a quarta série primária (atualmente quinto ano). E uma outra unidade que seguia em diante no ensino fundamental e médio. O prédio onde estudava era do pré escolar. E quando tive que ir para o outro, onde iniciava a antiga quinta série (hoje sexto ano), tínhamos que subir diversos degraus. Não me lembro o número, mas com certeza passavam de cinquenta! E sempre que chegávamos ao fim dos degraus, lá estava ele! Um senhor que sempre trajava uma batina preta. Cumprimentava cada aluno que chegava com um aperto de mãos e dizendo seu bom dia seguido do nome do aluno que cumprimentava. Que memória! Aquilo sempre me impressionou!
Alguns alunos, o cumprimentava de forma diferente! Estendiam-lhe a mão esquerda e faziam uma espécie de continência! Ainda diziam algo que eu não entendia o que era. Foi nesse período que conheci o fundador do grupo de escoteiros; o saudoso padre Selvaggi. Este que me acolheu no grupo de escoteiros assim que perguntei o que era aquele cumprimento. Tempos mais tarde, veio a ser o meu padrinho de promessa escoteira.
A vida escoteira foi tão boa, que eu jamais quis me afastar. Quanta coisa boa eu aprendi! Ali fiz amigos, que carrego até hoje no coração. O escotismo me tornou um homem muito melhor! Me fez compreender as minhas limitações e me fez entender que eu tinha apenas um concorrente em minha vida; eu mesmo! E que o ato de se superar é a melhor coisa do mundo! Muitos ensinamentos me foram passados e carrego comigo até hoje.
Mesmo longe do escotismo, ainda carrego em meu coração aquela chama da vida que eu vivi. Sempre me pego cantarolando canções escoteiras. Algumas pessoas estranham, me perguntam de onde tiro tais músicas quando me pegam cantando. Neste momento dou aquela risada de satisfação e respondo apenas que é uma canção antiga, de um tempo em que fui realmente muito feliz.
Nunca deixei de ser escoteiro. Pois uma vez escoteiro, sempre escoteiro! Ah, que saudade me bateu agora dos acampamentos, dos jogos, do fogo do conselho,... Quanta coisa boa! Uma vida vivida na natureza, nos livros, com bons amigos, digo, irmãos! E desde então eu sinto em meu coração que sou escoteiro. E como tal procuro viver. Obrigado irmãos. Obrigado Pe. Selvaggi!
Um dia, eu sei, volto a Giwell, terra boa! Lá um curso assim que eu possa eu vou tomar!
Sempre Alerta!

PROJETO: JOGANDO FORA

Com o crescimento dos entusiastas dos board games, em Nova Friburgo, criamos um projeto para levar as jogatinas a qualquer lugar. O intuito do projeto é reunir pessoas em locais pré escolhidos para que possamos nos reunir para jogar.

O projeto Jogando Fora, veio para promover encontros de jogadores de Nova Friburgo. Reunindo não somente jogadores experientes, mas também iniciantes no hobby.

Os encontros promovidos pelo projeto Jogando Fora são, em sua maioria, temáticos. Assim, quando uma jogatina for agendada, esta será promovida com base num tema específico. Por exemplo: jogos com a temática festiva ou com temática estratégica.

Nossa intenção é a promoção das jogatinas e das interações entre as pessoas, de ficarem um tempo off line. E aumentar o número de adeptos dos board games.

CANAL QSPAPO

Quando procuramos informações relativas ao radioamadorismo, encontramos inúmeros sites, blogs, canais de vídeo, podcasts, entre tantos outros meios utilizados, com informações, por vezes, incompletas, desencontradas ou confusas. E ainda temos a possibilidade de não conseguir encontrar as informações que buscamos.

O canal QSPapo não veio para esgotar os assuntos ligados ao radioamadorismo, pelo contrário, veio para ser uma plataforma de conhecimento, de entretenimento e de divulgação do maravilhoso mundo do radioamadorismo.  Alguns podem afirmar que o canal é mais um de muitos que temos na internet. Porém, isso não é verossímil. A proposta do canal é levar conhecimento com qualidade e bem diversificado para os nossos assinantes. 

PODCAST CONTOS DO RÁDIO

Storytelling é uma palavra moderna para uma coisa tão antiga quanto contar histórias.  O podcast Contos do Rádio, se propõe a contar histórias. Mas não se resume somente a isso. Também apresenta documentários.

Para quem já ouviu as radionovelas antigas, perceberá que o podcast tem um pouco delas. Ao ouvir uma história, seja ela de aventura ou suspense, o ouvinte tem a imaginação das cenas em sua mente. De como são os personagens, lugares, cada detalhe é o ouvinte que cria em sua imaginação. As histórias só vão levando o conteúdo dos acontecimentos, guiando o ouvinte por caminhos nunca antes vistos. Além do narrador das histórias, contamos também com atores que interpretam personagens das histórias contadas.

Os documentários, são produzidos para levar ao ouvinte o conhecimento de uma história não contada no formato de áudio ou que esteja esquecida no tempo. As pesquisas feitas para a produção do podcast Contos do Rádio são intensas e demoradas. Por isso a publicação deste podcast será mais espaçada. Alguns documentários biográficos  contam com a participação de atores de voz, quando este demandar falas das pessoas envolvidas no documentário. Além disso, algumas falas de pessoas como testemunhas de algum fato são colocadas para ilustrar o documentário.

PODCAST QSPPLAY

O podcast QSPlay veio com o intuito de fazer entrevistas, reviews de equipamentos, abordar assuntos ligados ao radioamadorismo, eletrônica, informática, programação, entre outros. Um verdadeiro talk show em áudio.

Publicada mensalmente, o podcast QSPlay traz conteúdo diversificado no âmbito do radioamadorismo nacional. Com entrevistas divertidas e muitas informações trazidas por nossos entrevistados, temos a certeza que estaremos contribuindo para o fomento das atividades dos radioamadores brasileiros.

Nosso slogan: "O podcast do radioamador brasileiro" exemplifica bem o caráter variado do podcast QSPlay. A diversidade de assuntos abordados nos episódios serão a marca registrada deste podcast.  O mundo do radioamadorismo está no QSPlay.

Nossos episódios contam sempre com assuntos atuais. Com pessoas ligadas a área de telecomunicações em geral e também com outros radioamadores que participam ativamente com suas experiências e compartilhando seus conhecimentos com todos nós. O que nos dá tamanha satisfação em estar sendo este canal de aproximação entre o tema abordado e você, nosso ouvinte.

PODCAST QTC NEWS

No mundo do radioamadorismo a informação é uma constante. Porém, somos carentes de notícias voltadas para nossas atividades. E neste sentido, estamos produzindo o podcast QTC NEWS. Que veio para preencher esta lacuna em nosso meio. Este podcast tratará exclusivamente de notícias do mundo das telecomunicações, com ênfase no radioamadorismo.

As atividades nacionais e internacionais estarão sendo publicadas no podcast. Assim como eventos, lançamentos de equipamentos, contestes, concursos radioamadorísticos, ativações, noticias de relevância, enfim, não faltará informação para você que assinar o QTC NEWS.

A produção deste podcast demanda não somente a pesquisa e a busca por informação da equipe de produção, mas também a ajuda da comunidade de radioamadores do Brasil. Pois podem participar enviando para nós as atividades de seus grupos e os eventos que irão promover. Assim, divulgaremos em nosso podcast.

O podcast QTC NEWS obedecerá uma publicação mensal e como tal, todas as informações ocorridas no mês de lançamento e no mês seguinte serão publicadas em nossos programas. Assim você ficará sabendo do que ocorreu durante o mês e o que está por vir no mês seguinte. 

REVISTA QSO

Há alguns anos que estou com o projeto de uma revista online voltada para o mundo do radioamadorismo. E o sonho de editar uma revista não acabou. Ainda está bem vivo! E a cada dia, mais próximo de se realizar. A revista QSO, veio para trazer aos radioamadores uma publicação voltada para o seu meio. O conteúdo da revista não se resume apenas a assuntos ligados ao radioamadorismo em si. Mas outros assuntos que de uma maneira acabam se ligando ao hobby, tais como: eletrônica, robótica, informática, programação, entre tantos outros.

A revista é disponibilizada na internet de forma gratuita para download. O seu formato é em pdf. Assim, ficando mais fácil para qualquer pessoa ter acesso ao seu conteúdo. Estamos viabilizando os servidores para que o nosso usuário possa fazer o download sem que precise preencher nenhum formulário ou ter que esperar para que seja liberado o link. Bastando para isso, clicar e baixar.

Contamos também com uma equipe de pessoas maravilhosas, que se dispuseram a escrever artigos para a revista. E nela, publicarem os mais variados assuntos. Levando assim conhecimento a toda comunidade radioamadorística. Incluindo até mesmo entusiastas da eletrônica, informática, etc. Quero deixar aqui de antemão meus mais profundos agradecimentos a todos os nossos colaboradores, articulistas e apoiadores, pois é um trabalho feito com amor e distribuído gratuitamente para a melhoria do nosso conhecimento. A página da revista está em fase de desenvolvimento. Os nossos articulistas estão produzindo material e em breve teremos a revista disponibilizada para você fazer o download. Para continuar informado, você pode curtir nossa fanpage no Facebook clicando aqui.. Adicione nossa página em seus favoritos e fique por dentro de muitas outras coisas bacanas que aqui serão postadas.

PODCAST NO BALAIO

As nossas frequências, sempre estão impregnadas de brincadeiras. Não raro, vemos amigos operadores de rádio fazendo piadas, falando coisas engraçadas ou até mesmo em referência a um outro operador. E pensando nisso, estamos publicando um podcast somente para assuntos engraçados. Nele você encontrará piadas, histórias engraçadas e até mesmo bizarras, além de brincadeiras promovidas pelo cast. O intuito deste podcast é levar a diversão para a podosfera (o mundo do podcast). Por isso, cada tipo de podcast produzido tem um tema central. E o humor não poderia ficar de fora. Já que temos muito conteúdo neste tipo de assunto.

Por isso, devo explicar o nome do podcast. Por que No Balaio? Na gíria do radioamador, balaio de gatos ou simplesmente balaio é quando numa determinada frequência de operação existem radioamadores brincando. Ou mesmo, uma confusão maior. Claro que nem sempre as brincadeiras são ordeiras. É possível encontrar brincadeiras em que extrapolam os limites da ética. Neste casos, deixa de ser brincadeira, mas mesmo assim, o termo é o mesmo.

Neste podcast, contaremos com a presença de amigos que irão participar da produção; o cast. Existem inúmeras possibilidades de assuntos a serem abordados, histórias engraçadas a serem contadas, piadas, brincadeiras a serem promovidas, enfim, o que não falta é assunto sobre o tema. Espero atender a você assinante do podcast No Balaio da melhor maneira possível. No intuito de levar humor e alegria para o seu dia, vamos manter esta produção sempre em nível elevado. Não se trata de um programa de humor de baixo nível. Mas sim, de um programa que possa levar a você o melhor do entretenimento de maneira sadia e bem humorada.

PODCAST ON THE ROAD

Vamos iniciar aqui uma série de postagens sobre podcasts produzidos por mim. E iniciando a nossa série, o podcast On The Road.  A publicação deste podcast não segue uma data definida. Pois trata-se de uma produção feita quando estiver em viagem. Com temas bem variados, podendo ir desde uma simples entrevista em algum evento voltado para o radioamadorismo até verdadeiros monólogos feitos sobre algum tema em especial. A ideia é produzir estes episódios quando em viagem. A edição não tem muitos efeitos, cortes, vinhetas, entre tantos recursos que podem melhorar a qualidade do material.

Uma possibilidade é fazer a produção em trânsito. Como se fazem com os motovlogers. Enquanto dirigem gravam seus episódios em vídeo. Nós faremos o mesmo, com a diferença de ser em áudio. Possivelmente poderá ocorrer em vídeo, mas não será a premissa do nosso podcast.

Mas o foco é o conteúdo. E com base nisso, estamos nos empenhando para conseguir o melhor na captação do áudio. Estamos investindo pesadamente em equipamentos de ponta para que a qualidade final do material sonoro esteja a altura dos nossos assinantes. Nosso intuito é produzir artigos em forma de áudio para que o assinante possa ter uma experiência imersiva.  O que somente podemos conseguir com conteúdo de qualidade e equipamentos de primeira linha. Não perca os nossos podcasts. Em breve estarei publicando todos os detalhes, links, feeds, etc. para que você possa assinar este podcast. Então acompanhe aqui as novidades. Coloque esta página nos seus favoritos. Esperamos em breve estar produzindo para vc o melhor conteúdo possível. E com a sua ajuda, divulgando nosso trabalho, temos a certeza que a nossa produção tenderá a ser maior mais frequente.

O VELHO NOVO MUNDO DOS JOGOS DE TABULEIRO

Quem não conhece os jogos de tabuleiro? Quem, na infância, não jogou um desses jogos: Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, Detetive, entre tantos outros jogos de trilha? Meu retorno ao mundo dos jogos de tabuleiro, atualmente conhecidos como jogos de tabuleiro modernos, ou mais específico board game, se deu no ano de 2016.

Fui convidado por um amigo a conhecer o jogo Zombicide. Um jogo de tabuleiro moderno, onde a temática de zumbis é o ponto máximo do jogo. Neste jogo, não existem vencedores, mas sim sobreviventes. Se trata de um jogo colaborativo, onde todos os jogadores executam uma missão que pode ser criada para ser jogada.

A experiência proporcionada com o jogo me trouxe a lembrança da  minha infância de volta, quando reunido com amigos passávamos horas jogando, discutindo e se divertindo. Muito diferente dos dias atuais, que os jogos online tomaram espaço, retirando as crianças e jovens do convívio social. Hoje em dia, a maioria dos jovens e crianças que vejo, estão com seus olhos focados em telas. Não estão interagindo com outras pessoas pessoalmente. Não discutem regras, não socializam.

Então, quando pude jogar com meu amigo, seu filho e o meu filho, foi uma das experiências mais gratificantes que pude experimentar. Pude dar sentido a uma atividade que seria, a partir daquele momento, uma busca constante.  Após este jogo, comecei a pesquisar novos jogos. E vi um mundo fantástico, com inúmeros títulos.

Comecei a minha coleção. E quando parei para contar quantos jogos eu tinha, estava com um número impressionante de 34 jogos. Cada um com uma temática diferente, uma mecânica diferente, uma arte diferente. Enfim, se você ainda não conhece o fantástico mundo dos board games, eu indico fortemente que inicie. Você poderá reunir amigos, família, pais e vizinhos para horas de divertimento.

Para te ajudar a encontrar um jogo, o portal Ludopedia, pode ajudar, e muito, pois foi o local onde encontrei todas as informações sobre o mundo do board game.